Delegação de Embaixadores africanos visita São Francisco do Conde

images_africa

Embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa chegam ao Brasil, dia 16, para visita a Bahia e ficam até o dia 19 de junho, com o objetivo de firmar parcerias culturais e educacionais. São oito representantes de países africanos, que utilizam a língua portuguesa como padrão, e os mesmos manifestaram interesse em visitar São Francisco do Conde por ser o município com maior número de negros no estado da Bahia.

A visita está prevista para às 12h, do dia 18, na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira), onde eles serão recepcionados pelo grupo Filhos de Ogum, pela cantora Isabel Nogueira e por baianas da cidade. Na sequência, será servido um almoço no local e a delegação segue para visita na Fazenda Engenho D’água e Monte Recôncavo, onde será recepcionada pelo grupo de percussão Monte Arte, pelo grupo de capoeira Kilombinho e pela Irmandade da Igreja do Monte.

Para a secretária de Cultura do município, Sandra Pitanga, esta visita é de extrema importância para São Francisco do Conde, uma vez que são representantes de países que falam o português e pretendem fechar parcerias na área cultural e educacional. “Eles estão vindo conhecer a cidade e vão levar para os estudantes de lá informações sobre nossa cultura. A intenção é que no próximo ano recebamos estudantes desses países para intercâmbio na UNILAB. Eles querem que nós troquemos conhecimento a respeito da nossa cultura e convivência na cidade. A delegação quer também trazer a cultura de lá para nossa população”.

O evento contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) do município, e terá a presença da prefeita, Rilza Valentim, além de secretários da cidade.