Seminário debate implantação da UNILAB em São Francisco do Conde

UNILAB SEMINARIO

Com o objetivo de debater a instalação do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em São Francisco do Conde, a Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade realizou um seminário na manhã desta segunda-feira (10).

O funcionamento da UNILAB no município irá impactar em toda região metropolitana  de Salvador, e, especialmente, no Recôncavo. Isso porque, com a chegada dos professores e estudantes para os cursos de graduação e pós-graduação, São Francisco se tornará um pólo estudantil, carecendo de uma estrutura para recebê-los, assim como as cidades  circunvizinhas.

É importante salientar que 50% dos alunos da UNILAB serão brasileiros, selecionados com base  na Lei nº 12.711/2012, que prevê sistema de cotas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas; e os outros 50% vão ser estrangeiros, que apresentarão histórico escolar e serão  submetidos a provas de redação. Atualmente, a UNILAB dispõe de 08 cursos de gradução presencial (Administração Pública; Agronomia; Bacharelado em Humanidades; Ciências da Natureza e Matemática; Enfermagem; Engenharia de Energias  e Letras) e um à distância (Bacharelado em Administração Pública). A previsão é que em 2016 o curso de Medicina seja implantado em São Francisco do Conde. Já em pós-graduação, a Universidade oferece os cursos de Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; entre outros.

Gestores, professores, pró-reitores e a reitora Nilma Lino Gomes participaram do seminário. “Precisamos construir juntos essa implantação da UNILAB em São Francisco do Conde. Hoje estamos abordando assuntos de extrema importância para esse campus, como, por exemplo: a constituição da arquitetura física, a conslidação da graduação e do corpo docente, a construção da pós-graduação stricto-sensu, os desafios da cooperação com países parceiros, dentre outros temas”, ressaltou a reitora.

A UNILAB conta em seu quadro funcional com 89 professores brasileiros e 12 estrangeiros, oriundos de países africanos. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, existem importantes projetos internacionais, a exemplo do ECOSS, que trata da Educação para Jovens e Adultos (EJA) em diversos lugares do mundo. Entre os países conveniados estão Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Estiveram presentes no evento a prefeita Rilza Valentim, o vice-prefeito – Evandro Almeida, o deputado estadual – Rosemberg Pinto, secretários, vereadores e assessores municipais. O seminário continua nesta terça-feira (12) e contará também com a participação da comunidade sanfranciscana.