Novembro Negro: comunidade do Monte Recôncavo ganha ordem de serviço para restauração da Igreja

DSC_5695

Como parte das comemorações realizadas no ‘Novembro Negro’, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da gestora Rilza Valentim, assinou nesta quarta-feira, 20 de novembro, a ordem de serviço que dará inicio as obras de completa restauração da Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo. O evento celebrou o ‘Dia da Consciência Negra’, data comemorativa de fundamental importância para a população sanfranciscana, que é predominantemente (95%) negra.

“Estou muito emocionada por isso estar acontecendo hoje, vocês não tem ideia do quanto sonhei com a restauração dessa Igreja ao longo da minha vida, pois ela, além de ser patrimônio histórico é parte também da história dos nossos ancestrais, da nossa história. Sei que Deus e Nossa Senhora do Monte estão aqui, nos ajudando a concretizar”, disparou a prefeita Rilza Valentim, assegurando que haverá também a reforma da praça e a construção de um mirante em frente ao templo.

O vice-prefeito, Evandro Almeida, secretários, vereadores, assessores, funcionários municipais e centenas de cidadãos montenses estiverem presentes ao evento, que contou também com a participação do deputado estadual Rosemberg Pinto. “Essa Igreja foi à primeira do Brasil a receber negros em uma celebração religiosa, esse é um marco conhecido por historiadores do mundo inteiro; e é por esse motivo que o Monte Recôncavo recebe visitantes de várias partes do planeta e após a reforma com certeza virão muito mais”, afirmou o deputado.

DSC_5838

A secretária municipal de Cultura, Sandra Pitanga, fez questão de ressaltar o empenho dos cidadãos na busca por essa restauração. “Quando fui nomeada secretária uma das primeiras reuniões foi com uma comissão de pessoas dessa comunidade que disse que queria fazer apenas uma solicitação: a reforma da Igreja do Monte”, contou Sandra Pitanga.

Representando a comunidade, o montense Carlos Roberto fez um discurso bastante emocionado. “Estamos esperando por essa reforma há décadas. A última restauração foi feita na década de 70 e a sensação que tínhamos é que isso não mais aconteceria. Mas, graças a Deus, hoje estamos vendo que essa gestão se preocupa com a história do município e, sobretudo, com seu povo”, disse Carlos Roberto.

Vale salientar que as obras serão realizadas com recursos próprios do município e o valor do investimento será de R$ 2.869.459,20.

Destaque site

Conheça um pouco da Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo

Construída no bairro Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde, no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Monte possui uma planta irregular em sua estrutura, com nave ladeada por corredores e galeria aberta para o exterior. Na parte central da fachada existe uma porta e duas janelas de coros e os corpos laterais são duas torres atarracadas.

A Igreja encontra-se fechada desde 2008, por ameaça de desabamento. Está situada em área remanescente de quilombo, no ponto mais alto da região, e possui uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos, em toda sua plenitude.